top of page

Contrato de Coprodução - Como formalizar e quais os tipos?

  • Foto do escritor: Ana Magalhães
    Ana Magalhães
  • 3 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de set. de 2023


aperto de mãos

Se você está pensando em entrar no universo do mercado digital com infoprodutos, então uma coprodução pode ser um caminho para alavancar os seus negócios.


A coprodução se trata da relação entre um especialista e um estrategista.


O especialista é aquele que possui o know-how do que será ensinado, como um esteticista que dará um curso sobre procedimentos estéticos, por exemplo. Enquanto o estrategista é aquele que cuida de uma ou de várias áreas voltadas ao marketing e ao lançamento do infoproduto.


Existem três formas de formalizar essa relação, sendo elas: um contrato de prestação de serviços, contrato de parceria ou por meio de uma sociedade.


O contrato de prestação de serviços:


Esse contrato deve ser o escolhido para formalizar as relações que possuem menos proximidade na produção do infoproduto. Por exemplo, se o expert contrata alguém para ser exclusivamente um prestador de serviços de copywriting, ou de tráfego pago.


Nesse caso o profissional contratado não possui obrigações de investimento de valores ou emissão de notas fiscais para os compradores/alunos, eles simplesmente prestam o serviço e recebe um valor fixo ou uma porcentagem em cima disso.


O contrato de parceria:


Muito utilizado nas relações de coprodução quando ambos os profissionais, especialista e o estrategista atuam na frente do infoproduto. Aqui pode haver um investimento feito por ambos, e a decisão de quem emitirá as notas fiscais para os alunos.


Nesse tipo de contrato normalmente há a divisão dos lucros obtidos com a venda do infoproduto, divisão das funções e das responsabilidades de cada parte, e a definição de quem pertencerá a propriedade intelectual do infoproduto.


Sociedade:


A sociedade já é para uma relação bem mais próxima, onde ambos respondem por todas as decisões tomadas, a sociedade é a proprietária da propriedade intelectual do infoproduto, é a sociedade que investirá dinheiro para a realização do projeto e a mesma irá emitir as notas fiscais referentes às vendas realizadas.


Os lucros nessa relação serão distribuídos em conformidade com o que for ajustado no contrato social e no acordo de sócios.


E ai, já descobriu qual tipo de coprodução faz mais sentido para você?


Gostaria de tirar dúvidas?

Fale com nossos especialistas.

Siga-me nas Redes Sociais

  • Instagram
  • LinkedIn

© 2022 por Ana Magalhaes Advocacia Empresarial. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page